Estratégias e Otimização de Recursos

Como posso otimizar os resultados?

Esta é a questão que me coloco frequentemente. Sinceramente, excepto mediadoras de referência e agências imobiliárias com um grande volume de faturação, a maioria das empresas e agentes, normalmente restringem muito o seu orçamento comercial para promover os seus serviços e imóveis.

Então, qual o caminho a seguir?

MindyHOME.com

Atualmente a internet e o marketing digital estão muito em voga e, com resultados comprovados, existem múltiplas oportunidades diferenciadas de investimento e, é neste ponto, que se colocam as questões mais pertinentes:

Com pouco tempo, pouca disponibilidade financeira, muito trabalho diário e uma equipa reduzida, onde investir? O que selecionar? Qual o caminho?

Para qualquer uma destas questões não existe uma solução fácil como “estalar os dedos e como que por intervenção divina” tudo se resolva ou funcione a 100%. A solução, antes de selecionar apenas uma ou poucas ferramentas, passa por um mix de todas as ferramentas disponíveis em momentos diferentes, sendo que umas são gratuitas ou de custo reduzido (tanto em tempo como financeiro) outras implicam um investimento mais avultado mas, obviamente, com melhores resultados.

Neste artigo pretendo partilhar a minha visão das “Estratégias e Otimização dos Recursos” para obter resultados na promoção e consequente venda de imóveis.

 

É fundamental ter um “Plano Comercial”

Establecer um plano comercial é o ponto de partida para se obterem resultados positivos no final do ano. É com o plano comercial que podemos planear eventos e tomar decisões bem como dar prioridade ao que é realmente urgente e importante. Facilita ainda a organizar o tempo e saber qual o ponto da situação.

MindyHOME.com - Plano Comercial

Um plano comercial bem estruturado facilita a definição de estratégias e otimização dos recursos pelo que é muito importante manter-se no curso da ação correta. Para isso devem organizar muito bem o seu tempo e definirem prioridades. É fundamental separar o que é urgente do que é importante e, obviamente, dar prioridade ao que, à partida, oferece mais segurança de fecho de contratos.

 

Serviço de Excelência com rapidez e Profissionalismo

Um atendimento personalizado com profissionalismo, rapidez, dedicação e honestidade é a chave do fecho de negócio. Os clientes necessitam respostas rápidas para as suas necessidades.

MindyHOME.com - The Hub

Para conseguirem altos níveis de rendimento, os profissionais devem estar disponíveis para resolverem problemas e oferecerem soluções aos seus clientes.

 

Dar seguimento a clientes com os quais fecharam contratos e aos que não fecharam também.

Os profissionais devem dar seguimento ao seus clientes. Devem efetuar questionários ou sondagens junto de clientes com quem fecharam negócio mas, principalmente, junto dos quais não chegaram a concluir qualquer negócio, não exclusivamente para efeitos estatísticos, mas acima de tudo, para controle de qualidade (entenda-se: aferir prestação individual).

Este ponto é fundamental para entender o que cada um tem de corrigir e onde pode melhorar. É muito importante obter um feedback de quais expectativas que o cliente tinha e que foram obtidas, mas uma vez mais superlativo, quais foram goradas e conduziram ao fracasso, e nesse sentido compreender onde foi cometido algum erro prevenindo-se assim no futuro.

MindyHOME.com - Seguimento a Clientes

O seguimento a clientes fortalece o relacionamento e aumenta o grau de confiança. Tantas vezes necessitam novamente de ajuda e, junto dos que anteriormente não concluíram negócios, o podem conseguir no futuro.

 

Qualificação de clientes, a melhor forma de ganhar tempo.

Qualificar muito bem os clientes é a melhor forma de ganhar tempo e, consequentemente, aumentar as possibilidades de negócio bem sucedido. Por outro lado, ao classificar os clientes de forma sistemática, incrementa exponencialmente a satisfação por parte destes e ainda reforça a confiança dos mesmos no consultor.

MindyHOME.com - Qualificação de Clientes

 

. Website pessoal e publicação de artigos em blogs

Branding. A marca pela qual os seus cliente o reconhecem é de extrema importância. É um canal privilegiado onde os profissionais têm a oportunidade de se destacarem da concorrência. Por outro lado publicações de artigos em blogs adicionam prestígio, notoriedade e “Go to” quando os clientes procuram informação atual e útil.

Com um website pessoal o profissional pode aferir as preferências do seu público na web e, mais facilmente, definir e programar estratégias de comunicação que vão ao encontro das necessidades em geral bem como dos nichos do mercado melhorando assim as possibilidades e oportunidades de negócio.

 

Ser digital. Usar a “Cloud” como plataforma de trabalho

A cloud é uma das formas mais eficazes ao nosso dispor para aceder em tempo real aos documentos ou informações que necessitamos frequentemente. Utilizar estas ferramentas representa uma vantagem sempre que necessitamos de aceder a informações ou documentos em qualquer parte e a qualquer hora.

De destacar a Drive da Google que permite armazenar, aceder e partilhar via email Gmail como plena integração também com o Google Docs onde pode criar a maioria dos formatos de ficheiros como word, excell ou pdf que ficam automaticamente disponíveis na “nuvem”para sempre que necessário.

Comentários

comentários